top of page
Buscar
  • Foto do escritorCurso Dominantes

Regras, Provas e Exigências do Enem 2021




Provas


Primeiro domingo – 17 de Janeiro


Aplicação das provas de Redação, mais Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O candidato deve responder 90 questões objetivas e 1 discursiva (redação). Duração: 5 horas e meia.


Segundo Domingo – 24 de Janeiro


Aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O participante deve responder 90 questões objetivas. Duração: 5 horas.


Horário de chegada e saída


- O participante só poderá entrar no local de prova enquanto os portões estiverem abertos, entre 11:30 (mudança recente) e 13:00. Após esse horário, não é mais permitida a entrada de nenhum candidato.


- A prova começará às 13:30 e a saída dos candidatos será permitida somente 2 horas depois do início da aplicação do exame (às 15:30). No primeiro dia a prova termina às 19:00 e no segundo às 18:30. Quem quiser levar o caderno de questões terá que sair faltando menos de 30 minutos para o fim da prova.


***


Obrigatório levar:


- Máscara: não será possível a entrada nos locais de prova sem o uso da máscara de proteção facial, e ela deverá ser usada até o fim da prova. O equipamento de segurança precisa cobrir totalmente o nariz e a boca e só será permitida a retirada dele para se alimentar e beber água. O aluno pode levar seu próprio Álcool gel e é recomendado levar máscara extras.


- Documento oficial de identificação com foto, como RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH, certificado de reservista e outros documentos que constam no edital do Enem.


- Caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.


Aconselhável levar:


- Cartão de confirmação de inscrição impresso, para localizar facilmente o local e a sala de prova.


- Declaração de Comparecimento impressa, para o chefe de sala assinar caso o candidato necessite comprovar sua presença nos dias de prova.


- Alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cerais, etc. Para beber, água é uma boa pedida.


- Roupas confortáveis.


Proibido levar:


- Se realmente for preciso, você pode levar para o Enem o seu celular. Porém, não poderá usá-lo durante as provas. Para evitar fraudes e outros incidentes, a organização é rígida: antes de você entrar à sala, deverá desligar o aparelho, tirar a bateria e guardá-lo em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala.


- Não é permitido levar ao Enem óculos escuros, boné, chapéu, tiaras, gorros e demais acessórios próprios para usar na cabeça.

- Você não pode levar para o Enem lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais.

- É proibido carregar para o Enem objetos como calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens.


Alarme de Celular


Qualquer som emitido pelo celular do candidato irá causar a desclassificação imediata. Mesmo que o objeto esteja dentro do porta-objetos.


Caneta Preta com Corpo Transparente


Caneta azul não pode, só é válida caneta preta com corpo transparente.


Proibida a Conversa


A partir das 13h, o candidato não poderá se comunicar de nenhuma forma com ninguém que está dentro da sala. Ele só tem permissão para falar com o fiscal ou o aplicador da prova.


No Mínimo Duas Horas de Prova


Deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame elimina o participante.


Permitir Revistas de Material


No dia da prova, o candidato precisa permitir que sejam feitas revistas quando necessário. Não permitir que lanche ou que artigos religiosos (burca, quipá e outros) sejam vistoriados pode ser eliminatório.


Fonte: Correio Braziliense, vestibular.brasilescola.uol.com.br, Uol Educação, Enem Virtual.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page