top of page
Buscar
  • Foto do escritorCurso Dominantes

O que escolher no SISU?


O que escolher no Sisu?

Por Sandro Massarani


Está chegando a hora do Sisu e a escolha das opções é sempre uma fonte de dúvidas e de conflitos internos para o aluno. Buscamos com esse texto analisar os possíveis cenários de acordo com sua nota e ajudar no direcionamento de seu caminho.


O Curso Dominantes parte do princípio de que você deve fazer aquilo que ama. Deve seguir seus sonhos, sempre, independentemente da vontade da família e de outros. A expectativa de vida é cada vez maior, e passar 50 anos em uma profissão que você não gosta ou que só aceitou para agradar alguém é muito difícil.


Outro ponto importante é que cada vez é mais frequente a mudança de carreiras. As profissões de hoje são mais dinâmicas, e muitos adultos mudam de carreira anos após estarem formados. Logo, não veja sua escolha como algo permanente e imutável.


Por fim, caso você não tenha uma carreira em mente, procure pensar no que mais gosta de fazer e analisar todas as opções oferecidas pelas universidades. Hoje existem dezenas e dezenas de carreiras ofertadas, muitas destas desconhecidas pelo aluno.


Vamos agora analisar alguns cenários possíveis.


Cenário 1 - Tenho nota para passar na carreira que quero. Ótimo! Esse é o melhor cenário possível.


Cenário 2 - Não tenho nota para passar na carreira que quero mas tenho nota para passar em outro curso semelhante. Nesse caso, a carreira que você quer é o seu sonho? Você será infeliz caso não curse essa carreira? Então é melhor deixar ela como opção para a lista de espera, reclassificações e tentar o Enem novamente. Porém, se você não faz tanta questão de determinada carreira, existem casos que um curso semelhante pode te deixar próximo do seu objetivo lá na frente. Aí você pode fazer um teste de seis meses e experimentar. Vai realmente depender de cada um.


Cenário 3 - Não tenho nota para passar na carreira que quero mas tenho nota para passar para um outro curso bem diferente. Novamente a pergunta: se for seu sonho, e realmente não houver nada muito semelhante, deixe como opção de lista de espera e tente o Enem novamente. Porém, se você está querendo entrar em uma universidade logo, e está disposto a tentar algo diferente, por que não arriscar? Você pode se apaixonar por este curso diferente e quem sabe se tornar um ótimo profissional. Na pior das hipóteses, vai ser uma ótima experiência de vida, e em poucos meses você voltará ao ritmo do Enem.


É lógico que existem outros cenários, mas buscamos analisar os três mais comuns para que o aluno tenha a noção do que enfrentar. Escolher a profissão é quase sempre muito complicado, mas tente pensar a vida em idas e vindas, com mudanças constantes, e bem flexível, pois é este o mundo do século XXI. Boa sorte a todos!




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page